domingo, 5 de julho de 2009

Michael Jackson morreu: E daí?

Michael Joseph Jackson nasceu no dia 29 de Agosto de 1958 no estado de Indiana. Sétimo filho de uma família de nove irmãos, Jackson desde cedo mostrou talento para a música. Conta-se que aos cinco anos arrancou aplausos numa apresentação da escola. Seus irmãos igualmente exibiam talento musical. Eles cantavam e dançavam na frente de casa. Não demorou nada para que seu pai, Joseph Walker Jackson, visse nas brincadeiras dos filhos um negócio para explorar. Em 2960, criou o primeiro conjunto – o trio “The Jackson Brothers”. Michael se juntou ao grupo quando completou cinco anos, em 1963. Surgia o “Jackson 5”.

A carreira profissional se iniciou quando o conjunto venceu o concurso de calouros do Apollo Theatre, no Hallem, em agosto de 1967. No ano seguinte, eles foram contratados pela gravadora Motown, dedicada ao Rhythm-and-Blues. O sucesso foi rápido. Em 1970, o Jackson 5 foi o primeiro grupo a chegar ao primeiro lugar nas paradas da Billboard com quatro múcicas. Em1971 a Motown, percebendo o talento de Michael, lançou-o em carreira solo. Enquanto o sucesso individual do cantor aumentava, o grupo entrava em decadência.

Diz-se então que o produtor Quincy Jones ficou encantado com o talento musical e gestual de Michael. A parceria rendeu a trilogia Off the Wall(1979), Thriller (1982) e Bad(1987). Thriller é até hoje o disco mais vendido de todos os tempos com mais de 100 milhões de unidades comercializadas em 25 anos.

Michael foi alçado ao posto de superastro. Sua voz superaguda, a mistura de ritmos em uma só música e o Moonwalk (passo de dança que Michael ajudou a popularizar) foram algumas das contribuições do cantor para a Cultura Pop. Ele também ajudou a popularizar o videoclipe, transformando o que anets era mera peça promocional em obra de arte. A partir de Thriller, dirigido por John Landis, o videoclipe ganhou autonomia estética.Bad, por exemplo, foi dirigido pelo grande Martin Scorsese.

Michael tinha consciência da sua importância para a sociedade(principalmente os negros) americana. Seus CD's costumeiramente tinham letras com mensagens fortes e críticas à situação das comunidades pobres dos EUA. Em 1985, compôs com Lionel Richie a música “We are the world”, para arrecadar fundos para combater a fome na África. Em 1996 veio ao Brasil para gravar, no morro Dona Marta , no Rio, e no Pelourinho de Salvador, o clipe da música “They Don't Care About Us” com participação do Olodum e direção do genial Spike Lee.
A obra do cantor refletia sua vida pessoal. Em 1991, com a canção”Black or White”, Michael parecia querer justificar as operações de embranquecimento a que se submetia (segundo o cantor, por causa de um vitiligo). Ele também tentou explicar seu comportamento infantil compondo “Childhood”, lançada em 2001.

Sua carreira musical refletiu o auge e a derrocada da indústria fonográfica. Não é por acaso que seus recordes de vendas foram batidos nos anos 80 ( Era de Ouro do disco), e que seu último disco, Invincible (2001), (já com o advento do Napster e a popularização da Internet ) não tenha emplacado um único sucesso.

Para as novas gerações, fica a imagem do cantor decadente, do maluco que deformou seu rosto por causa das dezenas de cirurgias, do homem que dava leite quente com biscoitos e contava histórias para criancinhas em sua cama – Apesar de ter sido declarado inocente em todas as vezes em que foi a julgamento. Para as antigas (gerações), fica a imagem do gênio atormentado, do autor de canções inesquecíveis.

PS 1 : Este post foi escrito com umas duas semanas de atraso;
PS 2: Fiquei surpreso com a maneira respeitosa com que a imprensa tratou a morte do infeliz;
PS 3: Este post é uma resposta à postagem do Eduardo no Templique Salomonis;
PS 4: Billy Jean é genial;
PS 5: Eu sempre quis fazer um PS5.

4 comentários:

Eduardo Albuquerque disse...

Que tal um ps6? "Só resumi um pouco o wikipedia"

E não, ele não foi genial!

Aliás, gostou tanto do meu blog que fez um!

Eduardo Albuquerque disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Eduardo Albuquerque disse...

Pior, no primeiro post você disse que não pesquisaria para postar aqui!

HAHAHAHA

Eduardo Albuquerque disse...

...quer dizer, pesquisar*